domingo, maio 29, 2016

Cambeses 888 Anos de História

No dia 27 de maio de 2016, fez 888 anos em que um documento de D. Afonso Henriques, que ainda não era Rei de Portugal, referia Cambeses.

Esse foi o motivo que fez a Junta de Freguesia escolher esse dia como o Dia da Freguesia de Cambeses.

Na sessão solene, o professor Joaquim da Silva Gomes resumiu toda a longa história da freguesia. Na plateia estiveram todas as autoridades da freguesia, incluindo os ex-presidentes da Junta e da Assembleia da Freguesia, e representadas todas as suas instituições. Estiveram ainda vários presidentes de Junta de outras freguesias, os Bombeiros Voluntários de Viatodos, e, mais importante, dois deputados da Assembleia da República, o Dr. Domingos Pereira, do PS, e o Dr Joel Sá, do PSD. 

Professores, pais e alunos do Externato Infante D. Henrique também estiveram presentes numa ação de defesa da escola que sempre ensinou os alunos desta freguesia e agora se vê ameaçada.

A sessão foi presidida pelo Presidente da Câmara Municipal de Barcelos, Miguel Costa Gomes, que no final, com o Presidente da Junta, Agostinho Silva, descerraram uma placa alusiva à data. Houve ainda fogo de artifício.