terça-feira, fevereiro 18, 2014

CNE: Dia Maior Para Cambeses


"A Paróquia de Cambeses pintou uma página da sua história com tinta de ouro" disse na sessão solene da inauguração da Sede dos Escuteiros, o Padre Manuel Joaquim, pároco desta comunidade de Cambeses.

 
A inauguração da Sede dos Escuteiros contou com a presença de um conjunto de individualidades nunca reunido nesta freguesia, para além das centenas de Escuteiros de muitos agrupamentos.


Anexo à Sede dos Escuteiros foi também inaugurada a Capela da Senhora das Dores, que servirá para a freguesia como Capela Mortuária, colmatando assim esta carência na freguesia.

A cerimónia iniciou com a celebração eucarística na igreja paroquial, presidida pelo Arcebispo de Braga, D. Jorge Ortiga, e assistida pelo Arcipestre de Barcelos, Reverendo José Silva Araújo, animada pelo grupo coral dos Escuteiros e pela fanfarra.

Seguiu-se em cortejo até aos novos edifícios onde foram hasteadas as bandeiras, benzidos os edifícios e descerradas as placas de inauguração, simultaneamente pelo Arcebispo e pelo Presidente da Câmara Municipal de Barcelos, Miguel Costa Gomes, que também esteve presente, assim como o vice-presidente, Domingos Pereira.

 
No final houve uma sessão pública com discursos, do Chefe do Agrupamento Paulo Pinto, o grande dinamizador desta obra; dos padres assistentes, local e regional; do Chefe Nacional do CNE, Norberto Correia; do Presidente da Junta, Agostinho Silva; do Presidente da Câmara; e do Arcebispo D. Jorge Ortiga.  

Foram entregues lembranças a todos os convidados, aos chefes fundadores (Rafael e Camilo) e aos antigos chefes de Agrupamento.

Houve ainda tempo para visita às novas instalações com salas novas e adaptadas para todas as secções dos Escuteiros. 

A festa terminou com um lanche para todos no salão paroquial. 

A Sede começou a ser construida em 2009 e foi inaugurada neste dia 16 de Fevereiro de 2014.
 Os Escuteiros estão de Parabéns!