quarta-feira, maio 26, 2010

Mundial de Boccia em Lisboa

*Cerca de 250 atletas (um dos quais de Cambeses, em representação do Sporting de Braga), de 35 países, vão participar, entre 1 e 9 de junho, no Campeonato do Mundo de boccia, o primeiro a realizar em Portugal, no Estádio Universitário de Lisboa.

O boccia é uma modalidade desportiva para atletas com paralisia cerebral, na qual Portugal é campeão do Mundo e conquistou três medalhas nos Jogos Paralímpicos de Pequim'2008.

Originalmente concebido para ser jogado por pessoas com paralisia cerebral, o boccia tornou-se tão popular que hoje em dia é praticado por qualquer pessoa, sendo um jogo bastante semelhante à petanca francesa. O boccia disputa-se num pavilhão com marcações próprias e envolve 13 bolas: seis de cor azul, seis de cor vermelha e uma bola branca, o alvo (também denominada como "jack").

O objetivo consiste em colocar o maior número de bolas de cor próximo da bola alvo.

As bolas podem ser atiradas com a mão, pé, uma calha ou um ponteiro. Estes dois últimos são dispositivos para atletas com uma deficiência que lhes afete os quatro membros.

Em 1984, o boccia foi reconhecido como modalidade paralímpica e é uma das disciplinas mais disputadas a nível internacional.

*texto retirado do jornal "Record"