segunda-feira, fevereiro 26, 2007

Procissão dos Passos


Muitos foram os milhares de pessoas que, com emoção, presenciaram uma das mais belas representações da vida de Cristo, no decorrer dos Passos de Couto de Cambeses, que, por se realizarem no primeiro domingo da Quaresma, todos os anos marcam a entrada no tempo de Páscoa.

Ao longo dos vários socalcos da encosta do monte do Bom Jesus, sob a protecção das barreiras naturais de mimosas entrelaçadas, que rodeiam as capelas do Calvário, todos procuravam o melhor lugar para ver a procissão passar e acompanhar de perto os Passos de Cristo, representados a cada passo da procissão, de acordo com as leituras bíblicas que se iam anunciando. E difícil foi ver de perto todos os momentos significativos, devido ao elevado número de pessoas presentes, nomeadamente as quedas de Cristo e a representação da morte.

Os três sermões correspondentes a três momentos da Paixão, os dois andores, os vários quadros bíblicos representados por figurados, o estandarte com seis metros, os escuteiros e a banda de música, os cânticos da Verónica, e muitos outros aspectos que preencheram a tarde desta comunidade, só ficaram completos quando, como já vem acontecendo há oito anos, culminaram com a representação da Ressurreição, a que ninguém consegue ficar indiferente.

De registar ainda que na parte da manhã, a celebração eucarística foi transmitida em directo pela Rádio Cidade Hoje para todo o concelho de Famalicão e para todo o mundo via internet.