domingo, dezembro 10, 2006

Capela Centenária Destruída


Uma rocha com mais de um metro de diâmetro deslocou-se do local onde sempre se encontrou, percorrendo cerca de uma dezena de metros encosta abaixo, só se imobilizando quando embateu numa das capelas centenárias do Calvário do Bom Jesus, em Cambeses.

Este deslizamento, provocado pelo efeito da erosão e do mau tempo, acabou por destruir parcialmente a capela, sendo afectadas todas as paredes e a cobertura da mesma, que só não ficou mais destruída devido à larga espessura das antigas paredes de pedra. No entanto, uma das paredes deslocou-se na sua totalidade após suportar o embate da rocha, tendo esta ficado suspensa entre a capela e o muro que ladeia a mesma.

Felizmente nenhuma das cinco estátuas em tamanho natural representativas da paixão de Cristo que se encontravam no interior sofrerão danos significativos.

Recorde-se que estas capelas são visitadas todos os anos por milhares de pessoas no primeiro domingo da Quaresma (domingo seguinte ao Carnaval), por ocasião da Procissão de Passos que se realiza neste Calvário.

Por coincidência, na semana anterior ao incidente, uma outra rocha, com mais de vinte centímetros de diâmetro deslizou também na mesma encosta, acabando por cair no cemitério da freguesia.